segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Billy Gail's Cafe, Branson, Missouri

Sandy anda numa roda-viva, de cafeteira na mão. Irradia uma doçura muito própria na expressão do seu rosto. Trata as pessoas por 'honey' (querido). As várias salas estão cheias: nas paredes centenas de peças antigas que dão à casa um aspecto acolhedor e caseiro; nas mesas dezenas de pessoas que diariamente ali vão para um magnífico pequeno-almoço. É o Billy Gail's Café, nos arredores de Branson, Missouri.



Boa comida e simpatia são os segredos deste pequeno restaurante à beira da estrada.
Bill é um homem grande, com um porte aristocrático, apesar de hoje estar confinado a uma cadeira de rodas. Ele e Gail, uma mulher que é uma força da natureza, apesar dos seus 73 anos, são os donos deste pequeno espaço encantado e encantador, na zona turística de Branson.
"Viemos do Minesota em 1995. Antes tínhamos estado aqui de férias e ficámos encantados com a região", conta-nos Bill, 68 anos. Um encanto fortuito, já que foi a neve que obrigou o casal a parar neste recanto.

Bill e o seu porte de patriarca e em último plano Abril, que se ri a bom rir

Bill e Gail, frente ao seu restaurante

Decidiram, então, comprar um pequeno restaurante vago em Banton Street e dois anos depois adquiriram este, associado a uma bomba de gasolina.
"No primeiro restaurante que abri, o meu filho trabalhou ainda comigo, mas depois surgiu-lhe uma oportunidade de trabalho em que recebia três vezes mais do que aquilo que eu lhe podia pagar e ele seguiu o seu caminho", comenta Bill com uma nota melancólica na voz.
Hoje, Bill e Gail não lamentam a decisão que tomaram. "É uma excelente experiência, com as pessoas maravilhosas que aqui vêm. É mesmo uma experiência única", acrescenta Bill. "Temos mesmo turistas que aqui vêm apenas porque alguém lhes recomendou o nosso pequeno-almoço", concluí. Ao lado de Bill, um homem de Kansas confirma a história e eficácia do 'boca-a-ouvido': "Vim porque em Branson recomendaram-me o pequeno almoço que aqui é servido".


Casa cheia todas as manhãs. O restaurante é um mito na região

Pessoas desconhecidas sentam-se à mesa-redonda e tornam-se amigos. O mistério da partilha do momento da comida

Com um sorriso cândido, Bill explica: "Sou um grande comilão. Por isso prezamos em apresentar aqui boa comida"...
De facto, cada pequeno-almoço, além de deliciosamente preparado, é substancial e rapidamente nos cativa.

Um copioso crepe de deixar os congéneres franceses 'verdes de inveja'


"Optámos também por este estilo de decoração, porque quisemos que este fosse também um local caseiro, onde as pessoas gostem de estar", acresce Bill.







Rina atende os pedidos. Com uma memória fantástica, no dia seguinte lembra-se ainda do que cada um pediu...

Lá fora, o sol espreita por entre as árvores despidas de folhas. Sopra um vento frio, mas aqui dentro, entre o vozear alegre das pessoas, a vivicidade de Gail e a simpatia de Sandy, April e a jovem Rina, reina o calor. O calor humano.

1 comentário:

  1. poxa como tu transmite o que vê tão bonitinho que parece um conto que leio as pessoas não parece real, me senti triste sniff sniff

    ResponderEliminar