quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Silver Dollar City

Os americanos adoram parques de diversões. O mais conhecido mundialmente é, provavelmente, a Disneylândia, em Orlando, Florida. No entanto, em todos estados pupulam outros parques, uns conhecidos a nível nacional, outros a nível estadual ou mesmo e apenas a nível regional. Mas nem por issam deixam de ter grande qualidade.
Silver Dollar City é um desses mais pequenos parques de diversões, nos arredores da cidade turística de Branson, nas montanhas de Ozark, Missouri.


A sua temática é a das pequenas cidades do interior, nos meados do século XlX. Com algumas pretensões de juntar divertimento com museologia, é um exemplo interessante do debate que desde há anos subsiste nos meandros dos pensadores do ramo: até que ponto um museu pode ir na sua interactividade e capacidade de atrair visitantes, sem se tornar num parque de diversões?
Apesar de alguns exemplos etnográficos com o seu valor, desde a reprodução das cabanas de madeira até à preservação de algumas actividades tradicionais, hoje inexistentes na vida quotidiana, como o artesão das vassouras de palha, passando pela recuperação do antigo comboio dos estaleiros de Branson, sem dúvida que Silver Dollar City é essencialmente um parque de diversões, com os seus espectáculos de época, as montanhas russas e o lago com os divertimentos para os mais pequenos.






O artesão de vassouras.

Fritada de batatas ao estilo antigo...

O caligrafista











Mas mesmo parque de divertimentos, tem a virtude de lançar algumas sementes de reflexão, muito simples e ligeiras junto das pessoas, comuns cidadãos sem pretensões intelectuais. Como que introdução para o passo seguinte: os museus em si mesmo, pelo que não menosprezo o valor que tem e a sua capacidade educativa.


Na idade em que não ter um dente é divertido!

Um bom conselho...
A arte do crochet...



O antigo comboio que transportava os operários para os estaleiros de Branson, agora recuperado, embora reconvertido numa máquina a vapor mas de aquecimento eléctrico

Vestidos à época...



Humor quanto baste!



Uma boa pandilha de amigos!

Será uma renazinha para o trenó de Pai Natal?




De salientar nesta época pré-natalícia, a excelente representação de 'A Carol Christmas' (Um Conto de Natal) de Charles Dickens, um espectáculo ao nível da Broadway de Nova Iorque, quer pelo desempenho dos actores, coreografia, orquestração e canções, quer pelos efeitos especiais. Fica na memória.



E ao cair da noite, o momento mais esperado, em que a praça principal acolhe os milhares de visitantes do dia, para se assistir ao acender das luzes natalícias, momento aproveitado para nos relembrar o eixo das festividades que se aproximam: o nascimento de Jesus!









Sem comentários:

Enviar um comentário