terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mataram o Presidente!



Dealey Plaza, construída em 1940

Eu tinha ainda sete anos e vivia no Alentejo.

Diariamente, pelas 9h00 da manhã, o carteiro passava por minha casa e deixava, pelo menos, o jornal de assinatura. Esse mesmo jornal que, depois do almoço, era lido religiosamente de fio a pavio pela minha avó.

E nesse dia de Novembro, lembro-me bem, a sua foto principal era de John Kennedy, 35º presidente dos Estados Unidos, e o título trágico: 'Mataram o presidente!'.

Se John Kennedy foi o primeiro presidente norte-americano a compreender a importância dos media para o desempenho de um político, também o seu assassinato, a 22 de Novembro de 1963, foi um dos acontecimentos, até então, mais mediatizados.

Embrenhado nas minhas memórias de menino, hoje, 47 anos depois, desço o troço da Dealey Plaza, no centro de Dallas, e paro frente à pequena cruz no chão cerca do meio-dia e meia desse dia, JFK recebeu o tiro mortal, de uma série de, oficialmente, três, mas que as provas apontam para, pelo menos, quatro.



O local onde JFK recebeu o tiro fatal está assinalado com uma cruz no asfalto


Embora Lee Harvey Oswald tenha sido declarado como o assassino do presidente americano, a verdade é que este crime histórico, ainda hoje, levanta mais questões que respostas. Havia um segundo atirador? Houve uma conspiração para matar o presidente? A quem interessava a morte de JFK?

Hoje a Dealey Plaza mantém-se como no dia em que Kennedy foi morto. A própria praça tornou-se num memorial e o Depósito de Livros Escolares do Texas, de onde Oswald disparou sobre JFK, é o museu que nos relembra este crime. De igual modo, ali é recordado a morte de Oswald às mãos de John Ruby, dono de uma casa de prostituição, ligado à Mafia e já então sofrendo de um câncer incurável (e de novo uma pergunta: quem realmente esteve por detrás deste segundo homicídio?).


Edifício dos tribunais, onde Oswald foi interrogado e assassinado na cave por John Ruby, quando era transferido para a prisão


Mas o Depósito de Livros é sobretudo um museu sobre a vida política de John Kennedy e o seu tempo, o impacto das suas políticas e o quanto estas e o seu assassinato mudaram a América e o Mundo. E é, finalmente, o reformatório da esperança que esta mudança política e social trouxe para os americanos, especialmente os americanos das minorias.



O Edifício do Depósito dos Livros Escolares do Texas. Os tiros foram disparados desde a janela mais à direita, no 5º andar



O Depósito, visto desde o local onde o presidente foi abatido



A janela aberta tal como foi encontrada pela polícia, podendo ver-se as caixas onde, atrás das quais, o atirador fez fogo


Uma perspectiva aproximada desde o Depósito, a nível do chão. Onde está a pessoa no centro da rua, foi o local do tiro mortal.


Dealey Plaza, rodeada de carvalhos, semelhantes a azinheiras (holm-oak), tornou-se, desde então, o principal ponto de interesse de Dallas, uma das cidades de arquitectura mais elegante dos Estados Unidos.


A arquitectura elegante de Dallas


Ali, milhares de pessoas contemplam reverentemente aquele troço da estrada e se fazem fotografar junto ao sinal no asfalto. À sua volta, várias pessoas ganham a vida com a venda de 'edições especiais' de publicações e de vídeos sobre o assassínio.

A cerca onde possivelmente estava o segundo atirador. Pode-se ver no chão, sobre a direita, a cruz que assinala onde o presidente estava. Um mistério por esclarecer...


As questões sobre a morte de JFK suscitam um rentável negócio na Dealey Plaza


Estou finamente onde aconteceu uma parte da História contemporânea, de uma história de que me lembro desde menino....



Exemplos da arquitectura de Dallas:










3 comentários:

  1. Obrigada por nos transportar para aí, de forma muito viva!

    Naquele dia, eu estava em casa,fazendo um trabalho para o Colégio... Um dia ensolarado de primavera gaúcha... Lembro com se fosse hoje.

    Naquele tempo, apesar de já ser dirigente estudantil, ainda não conseguia entender os interesses que estavam por detrás do assassinato do Presidente da Nação mais poderosa do mundo.

    ResponderEliminar
  2. Eu não vivi esse tempo, mas a tese da conspiração para mim faz sentido. Desde que vi o filme JFK... mas saber a verdade? Nós temos um exemplo português, em menor escala... A morte de Sá-Carneiro terá sido premeditada? Também é daqueles exemplos que a história se encarrega de abafar...:(

    ResponderEliminar
  3. Por tudo o que vem contando, deve haver aqui várias e excelentes oportunidades de negócio. Já estou a imaginar: comércio de vinho alentejano, enchidos e doces tradicionais, tapetes de arraiolos, louça de Coimbra... Ou não fosse esta a terra dos sonhos em que cada um pode conquistar o seu lugar ao sol. Basta acreditar.Bjnhs

    ResponderEliminar