sábado, 21 de março de 2009

Férias Solidárias: Sahara Ocidental 2. Notas prévias




Território de implantação das tribos Beni Hilal e Beni Maqil ( Amarelo). A Verde, território de implantação do ramo tribal Maqil Ben Hassan, que deu origem aos actuais Saharauis.



Apontamentos de História


Os Saharauis não são dos povos mais antigos no deserto do Sahara. Chegaram no âmbito das migrações ligadas à expansão muçulmana, no Séc. XI, oriundos da Península Arábica, basicamente integrados nas grandes tribos: Beni Hilal e Beni Maqil.

Instalaram-se numa vasta zona, balizada pelo meio geográfico e no interior da qual estabeleceram padrões culturais muito próprios. O camelo (dromedário) – introduzido a partir de 323 a.C. junto dos Hamitas brancos do Sahara – é o elemento base: para o sustento e para o transporte, nas constantes deslocações nómadas.

A zona Saharaui era delimitada a Norte pelo Rio (Ouêd) Dra e a Sul pela região Uadibe, junto ao Cabo Branco, bem como a região de Adrar Sotuf e o Azefal arenoso. A Este, os limites constituíam-se na depressão salina de Iyil, Bir Um Grein e a planície de Tinduf.

Os Beni Hassan, sub grupo dos Maqil infiltraram-se aos poucos na zona mais a Sul e dão origem aos Saharauis Hassan, com idioma próprio, o hassania, mais próximo do árabe literal.




Entre os Sec.'s XIII e XV são repelidos pelos sultões marroquinos da tribo Beni Merin para o interior do deserto

Os primeiros contactos destes migrantes com os residente berberes dão a partir dos Sec. XIV e XV, iniciando-se um longo processo de miscigenação.

Os contactos com os europeus iniciam-se junto à costa, de forma esporádica, a partir do final do Séc. XIII: Genoveses, 1291; Castelhanos e Catalães, desde 1342.
É provável que nesta altura também já houvesse contactos com os portugueses, embora não documentados directamente. Com efeito, antes de Agosto de 1336, Portugal já reclama a possessão das Canárias – arquipélago a poucas milhas da costa do Sahara Ocidental – disputado também por Castela; tendo o Papa Clemente VI decidido a favor da coroa castelhana. No entanto, é praticamente um século depois, a partir de 1434 que se intensificam os contactos com os portugueses, nomeadamente com a construção de pequenos entrepostos comerciais.
Durante o Séc. XV, no âmbito da expansão castelhana e portuguesa no Norte de África, o território sofre várias algariadas castelhanas, realizadas a partir da base logística que constituía o arquipélago das Canárias.

1 comentário:

  1. É estimulante ver como a História pode ser abordada de forma tão cativante. Parabéns!
    abraço amigo,

    ResponderEliminar