terça-feira, 17 de março de 2009

Férias Solidárias: Sahara Ocidental -1


As férias evocam sempre a viagem. Idealmente em paraísos longínquos, praias idílicas, aldeias encantadoras, montanhas desafiantes. Mas as férias se podem ser tudo isso, podem ser muito mais: ajudar os outros, o turismo solidário e responsável. Não se trata mais de ficar horas ao sol num qualquer resort turístico, inutilmente, mas fazer coisas que nos dão a satisfação da partilha.
“Viajando desta maneira, aprende-se, ensina-se e, o mais importante, partilha-se”, diz Ana Eseverri da ONG espanhola ‘Asociación para la Integración y Progreso de las Culturas Pandora .
Hoje em dia, já são muitos os turistas do Mundo Ocidental que viajam para os países em desenvolvimento. Todavia a maioria fica-se pelas indicações do guia turístico ou mal saem do hotel, sendo poucos os que têm curiosidade por tudo o que fique além da borda da piscina.
O turismo responsável pretente ir mais longe: à descoberta do país através das comunidades locais, visitanto ainda lugares de interesse cultural ou natural. O alojamento é nas próprias casas dos habitantes locais e as viagens têm que ver com ulguma necessidade do país e a estada gira em torno desse tema. Pode ser pouco, mas é de grão-a-grão que a galinha enche o papo ou, noutra versão mais solidária: “Um grão não enche o celeiro … mas ajuda o companheiro".
Esse é o objectivo das viagens solidárias: incluir o viajante nos microprojectos desenvolvidos pelas ONG locais, deixando tempo, por exemplo aos fins de semana, para as visitas turísticas.
“Bastaria apenas que uma quarta parte dos turistas, que viajam permanentemente no planeta, o fizessem neste tipo de programas para erradicar a pobreza no Mundo”, aponta Ana Eseverri.
Hoje, toca-me a mim…

Sem comentários:

Enviar um comentário