terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Flashes - Mulher da Fava Rica

(Vendedora de frutos secos. Figueira da Foz)


Imagem de uma infância longínqua, a mulher da fava rica que vinha pelo areal da praia apregoando temoços, pevides, fava frita, amendoins e outras goluseimas. A par dela, a mulher da 'bola de Berlim' e o homem dos gelados "Frut'óChocolate!".

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Flashes - Um sítio de fugir


O espaço até é agradável: amplo e com largas janelas para o exterior. Assim é o restaurante 'Pedro dos Leitões' no Shopping Center 'Palácio do Gelo', em Viseu.

O pior foi o resto: 15 minutos à espera que ser atendido pela primeira vez. 45 minutos depois de se ter entrado e de se ter chamado a atenção do empregado, o pedido - uma dose de leitão assado, que é suposto estar já preparado, ainda não tinha chegado à mesa. Com a diferença de, nas mesas ao lado, o atendimento pela mesma empregada ter sido mais rápido - seria por terem escolhido o menú especial (e mais caro) daquele dia?

Em conclusão: falta de profissionalismo, falta de uma boa gestão de pessoal e de gestão de trabalho e o gosto pela argumentação, na tentativa de retirar razão ao cliente, com a apresentação de respostas esfarrapadas...

Pronto, da minha parte está dito: um sítio de se fugir!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Flashes - Um passeio insólito pelo Teatro S. Carlos - Lisboa

O centro da sala é ocupado, actualmente, por um magnífico lustre com várias centenas de lâmpadas.

Mas nem sempre foi assim, e aquando da construção do teatro, há cerca de 200 anos, (Ver a sua história aqui) este espaço era ocupado pela abertura da enorme chaminé para escoamento dos fumos das inúmeras velas que iluminavam a sala.







Hoje, essa entrada da chaminé está fechada, mas por cima do tecto, no sótão e no telhado, a estrutura metálica continua de pé.










Por outro lado, as vistas que se desfrutam do telhado do edifício são surpreendentes. Seja do lado do Chiado, seja do lado do Tejo










Finalmente, um curioso efeito fotográfico do largo fronteiro ao S. Carlos, tendo por pano de fundo a casa onde nasceu Fernando Pessoa.


domingo, 8 de fevereiro de 2009

Brilhantes e Brilhantina - Aniversário do BBC

Glamour q.b. no 7º aniversário do BBC - Belém Bar Café - 7/02/09

Marly Peres: a beleza do calor carioca.

Para quem Benedita Paes mandará a mensagem?


Lili Caneças conversa animadamente com um amigo.


Toda a sensualidade de Alexandra Figueiredo...


Maria José Galvão de Sousa, finge fugir à foto. Atrás, Humberto Leal e Alexandra Figueiredo. Todos num momento de boa disposição.



Benedita Paes num lindo sorriso de fazer derreter corações.


Maria José Galvão de Sousa e Marly Peres. O que conspirarão as duas lindas mulheres?


Isabel Nogueira suportou estoicamente a enxaqueca e foi uma companhia divertida, junto de (esquerda para a direita) Humberto Leal, Maria José Galvão de Sousa e José Figueiras.



Sem comentários...









Brilhantes e Brilhantina - Safa!!!


Esta é a modelo Ângela Bismarchi, depois da sua 42ª plástica. Se ao fim de tanta plástica o resultado é este, nem quero imaginar como seria a criatura ao nascer!!!

Nem a mãe deve ter olhado para ela!!!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Crónicas Urbanas - Humilhações


Em Phoenix, EUA, 200 imigrantes indocumentados e detidos, foram obrigados a mudar de uma prisão para outra, numa marcha a pé, pelas ruas da cidade, envergando os míticos trajes de prisioneiros, às riscas brancas e negras e de pés e mãos acorrentados. Foram levados para 'Tent City', um campo de concentração, onde os prisioneiros são alojados em tendas e o recinto é rodeado por uma cerca eléctrica. Ao melhor estilo nazi.

Em Itália, por iniciativa do proto-fascista Berluscone, os médicos italianos podem denunciar os imigrantes que não tenham papéis e que tenham recorrido à ajuda médica. Por sua vez, os sem-papéis são criminalizados: considerados delinquentes e passíveis de ter uma pena de prisão até 4 anos.

No Reino Unido, -um dos baluartes do movimento neo-nazi - a última semana foi abalada por protestos xenófobos, em particular contra imigrantes portugueses.

Em Portugal, pela calada, como convém aos hipócritas que nos governam e aos hipócritas que servem os governantes, os emigrantes não são atentidos nos centros de saúde e hospitais se não tiverem papéis.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Crónicas Urbanas - Depressão aos 50 (Artigo no Mail-on-line)



A colunista britânica Sally Brampton faz uma interessante abordagem sobre a questão das mulheres de meia-idade e os seus problemas. O artigo é extenso e em inglês, mas vale a pena ler.
"Por outras palavras, sentimo-nos com excesso de trabalho, ignoradas, e biologicamente redundantes. Minha deusa! Não surpreende que muitas de nós sofra de depressão e ansiedade, como senti periodicamente nos últimos oito anos, por vezes por períodos de vários anos e de tal forma extenso que, simplesmente, queria morrer'.


Crónicas Urbanas - Crise de habitação


Crise de habitação? Nada que não se resolva...

Crónicas Urbanas - Dramas


A marinha indonésia recolheu finalmente os mais de uma centena de refugiados birmaneses que andavam à deriva. Estes desgraçados fugiram de barco à ditadura do seu país, com destino à Tailândia. Muito 'amigavelmente', a marinha daquele país rebocou os barcos para águas internacionais. E por aqui ficaram, até que hoje foram recolhidos pela marinha indonésia. Entretanto, mais de duas dezenas morreram.
No entanto, às nossas portas, também existe um drama semelhante: as autoridades marroquinas, sistematicamente embarcam imigrantes clandestinos sub-saharianos e insurgentes saharauis e levam-nos para o alto-mar. Os sortudos chegam às Canárias. Os outros...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Brilhantes e Brilhantina: Que confusão!

(Madonna e Jesus Luz na W Magazine)


Nos sites 'cor-de-rosa' internacionais, uma notícia do dia: "Filhos de Madonna conhecem Jesus".
Eh pá! Então ela não é judaica-cabalista?
Bom, este Jesus, não nada que ver com o outro de há cerca de 3.000 anos, mas é o modelo brasileiro Jesus Luz, de 22 anos, o novo amante da cantora, de 50 anos. As armadilhas dos nomes...